sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O CINEMA E A CAPOEIRA SEUS ERROS E ACERTOS

Atualmente não houve muita divulgação exclusiva da capoeira nos filmes, um exemplo é que com a moda de filmes de ação na década de 90 (também chamados de filmes B) a capoeira veio aparecendo aos poucos, entrando em evidência assim nossos colegas compatriotas.

Esporte Sangrento - Só os mais fortes sobrevivem?

Mas um exemplo de filme que viria alavancar o numero de praticantes da arte nas academias seria “Esporte Sangrento” (Only the Strong- 1993 de Shelldon Lettich) Que conta a historia de um ex boina-verde Steve Louis (Mark Dacascos)que retorna á Miami depois de ser dispensado de sua missão no Brasil (provavelmente na Amazônia, é um costume chato dos norte americanos achar que todo brasileiro é amazonense e tem nome latino) e retornando ao seu bairro de origem se depara com a sua antiga escola tomada pelo crime e trafico de drogas. Usando técnicas de capoeira consegue expulsar um traficante e sua gangue da escola. O seu ex-professor de ciências sociais percebe que Louis chamou a atenção de todos o jovens que presenciaram a cena e decide ajudá-lo a criar um projeto estudantil para jovens delinqüentes.O que acontece a seguir é uma luta entre a busca de redenção desses jovens com a ajuda de Louis e a tentativa dos traficantes e chefões do crime em forçá-los a permanecer na delinqüência.

Realmente o filme foi um blockbuster, eu mesmo ainda assisti varias em vhs vezes e ainda assisto em dvd (uma versão convertida do vhs), mas o que vem ao caso, é que nada foi falado sobre os fundamentos da capoeira e a temática já levada pelo titulo em português deu a parecer que a capoeira era isso mesmo: um esporte sangrento no qual seu praticante só sabia resolver seus problemas com violência. Poderiam ter mantido a tradução original que ficaria “Só os Mais Fortes”, acredito que essa não se referiria somente a força física, a força de vontade de cada ser humano em buscar melhorar sempre, acho que seria bem melhor.




Besouro: Nasce um herói – Todo capoeirista é seguidor do Candomblé?

O filme Besouro: Nasce um herói, de João Daniel Tikhomiroff, lançado em 2009 poderia ser um filme que daria um incentivo ao jovem brasileiro a praticar nossa arte, que já a um certo tempo tinha sido deixada de lado.

Conta a historia de um Besouro que não era bem aquele que eu muito ouvi, mostrando uma visão de um herói revolucionário para quem assistia, deixando quem realmente conhecia a capoeira um gosto amargo de decepção. Um fato que foi gritante foi que o ano em que se passava a historia do filme (1924) Manuel Henrique Pereira já estava morto, e que o próprio mestre Alípio já teria falecido no final da década de 10, segundo o depoimento do finado Cobrinha Verde ( um dos discípulos de Besouro, o mesmo afirma que Besouro Magangá morreu aos 27 anos, meio contraditório á sua data de nascimento e de óbito:1895 - 1924 ) fora que a historia do filme foi voltada para a promoção do Candomblé como uma forma de aumentar mais ainda o preconceito em relação á arte. Faltou falar do evento em que no meio da praça a policia tentou matar o nosso herói atirando a queima-roupa e não mencionou sua luta contra mais de 40 jagunços na mata da fazenda de Maracangalha, faltou falar de Eusébio de Quibaca, o seu algoz, deixando a mente de quem não conhece a lenda a relutante a sugestão de quem contar a historia de Besouro de Magangá. Os movimentos de capoeira usados no filme, assim como a ginga eram elementos de Luta Regional Baiana, que foi criada em 1938 aproximadamente por mestre Bimba. Devo lembrar que o capoeirista angoleiro não ginga, ele tem uma forma particular de se movimentar no jogo.

A Capoeira foi criada como uma arma pra luta de um ideal e um anseio de liberdade ao qual a raça negra não conhecia e lutava de uma forma coletiva. Qualquer associação religiosa á uma forma de expressão coletiva pra mim é uma forma de preconceito grave, pois religião é algo de cada individuo e jamais pode ser levada em manifestações esportivas ou artísticas.

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